A musicoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza a música para promover a saúde física, emocional e mental. Através da escuta, criação, canto e interação com sons, promove a atenção e controlo da impulsividade, reduz a tensão e ansiedade, promove a diminuição de comportamentos inadequados, promove competências cognitivas e de trabalho em grupo, facilita o relacionamento e a interação pessoal, estimula o movimento e posturas corporais corretas, promove a expressão de sentimentos e emoções, promove o desenvolvimento da fala, da linguagem e da comunicação. A música tem um efeito direto no cérebro, ajudando a regular emoções, melhorar o humor e aliviar dores.
O musicoterapeuta é um terapeuta com formação e prática clínica que utiliza a música e os seus elementos (o som, o ritmo, a melodia e a harmonia), proporcionando um ambiente seguro para que as crianças possam explorar e compartilhar as suas emoções. O trabalho inclui entre outros o apoio em tratamentos de ansiedade, depressão, autismo, dificuldade de fala e comunicação não verbal, problemas de movimento ou coordenação motora.
Na NeuroSaúde, o musicoterapeuta elabora um plano terapêutico adaptado a cada criança, tendo sempre em consideração as suas necessidades. Nas intervenções utiliza vários instrumentos musicais com o objetivo de ajudar cada criança a expressar e melhorar competências sociais e cognitivas.
A NeuroSaúde é um Centro Clínico e Terapêutico e tem como objetivo promover o desenvolvimento humano. Oferece serviços diferenciados e especializados nos contextos clínico, escolar, social e familiar em todas as fases do desenvolvimento.